Uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, com o apoio do Cineclube Octopus e da Produção C.R.I.M. , que conta ainda com um debate e um Concurso de Crítica.

“À Espera da Europa” é um filme documentário, que se baseia em personagens e situações reais, como explica a realizadora do filme, Christine Reeh, que de resto estará presente na exibição do filme : “As personagens são reais e todas as cenas se baseiam naquilo que é a vida deles, mas há sequências vastas que tratam do passado, de memórias e até de sonhos. E mesmo quando se retrata o presente, é um presente seleccionado, enquadrado e ficcionado. Estamos perante um filme de natureza cerebral”.

waiting europe

O filme servirá também como mote para um debate (que decorrerá no final da exibição) moderado pelo jornalista da RTP Alberto Serra e onde participa a realizadora Christine Reeh e Inês Fontinha, a representar a associação “O Ninho”.  Em discussão, e como é óbvio, a temática da imigração, com vista a perceber as dificuldades por que passam os milhares de imigrantes que chegam a Portugal e que a maioria de nós não se apercebe e marginaliza.

Ainda no âmbito do filme foi lançado um Concurso de Crítica a promover nos municípios (e seus arredores) por onde o filme vai ser exibido. Este concurso é dirigido a estudantes do Ensino Secundário e Superior que têm assim oportunidade de estimular a sua actividade crítica. O concurso termina a 30 de Setembro do próximo ano e as melhores críticas vão sendo publicadas, anonimamente, no portal oficial do filme, até 20 de Dezembro de 2007, altura em que o júri se reúne para atribuição de prémios e as críticas são identificadas quanto ao seu autor.

O vencedor deste concurso recebe 500 € e ainda um DVD com a série de quatro filmes “Outros Sonhos” de Christine Reeh. Prevista está ainda a atribuição de vinte segundos prémios com a oferta de DVD’s do filme.

O regulamento pode ser consultado no Portal Municipal.

Sobre o filme, resta dizer que retrata uma jovem búlgara que vem para Portugal à procura de uma vida melhor, mudando-se depois para Espanha onde, por entre medos e esperanças passadas, se apercebe do seu isolamento. É então um filme que retrata a imigração de um ponto de vista feminino, retrata aqueles que estão “À Espera da Europa”, das suas utopias e esperanças.   Como diz Christine Reeh, “a Europa é um sonho”.

A entrada é gratuita.