A iniciativa é organizada pela Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje.

A Página “Póvoa Ontem e Hoje” não trata só da zona urbana da cidade, considera “Póvoa” as suas freguesias, o seu concelho. Um concelho rico em metais, em lendas, em socioletos. Desta vez, a “Página” convidou não só um historiador, como um velho e querido amigo, como ainda e sobretudo, um poveiro apaixonado pela sua terra. ADN que herdou dos seus antepassados, figuras de prestígio na cidade. E mais ainda: apaixonado por Beiriz, uma freguesia mítica, como terra dos tapetes de lã e dos comendadores António e Manuel de Almeida Brandão. Julgo que não há nenhum palacete ou casa senhorial da Europa, e não só, que não tenha tapetes Beiriz. A única freguesia do interior da Póvoa que tem direito a uma passagem de servidão, sua propriedade, até ao mar. Neste caso uma larga zona pedonal que desagua junto ao Hotel Axis-Vermar. Ainda hoje se escreve que aquele hotel, e terrenos circundantes pertencem a Beiriz.

José Alberto Linhares Vieira nasceu na Póvoa de Varzim em 21 de Novembro de 1941 e após ter feito os ensinos primário e secundário nesta cidade, iniciou os seus estudos na Universidade de Coimbra tendo terminado a Licenciatura em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Após a conclusão do seu estágio pedagógico efetivou-se na Escola Preparatória de S. Pedro de Rates, de onde transitou como Professor do Quadro de Nomeação Definitiva para a Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, na Póvoa de Varzim.

Sempre foi muito ligado às letras tendo, desde relativamente novo, elaborado pequenas crónicas publicadas em jornais locais com o título de “Histórias simples da minha rua”.

O seu primeiro trabalho de pesquisa foi publicado no Boletim Cultural da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim com o título “A linguagem dos Erguinas de Beiriz”. Dedicou-se também à poesia tendo escrito, entre outros trabalhos, a letra de três canções infantis com a denominação de “Balada à Paz”, “História de uma borboleta” e “Segredos do mar”, a primeira das quais obteve o primeiro prémio no Iº. Festival da Canção Infantil da Póvoa de Varzim com música do Professor e compositor João Silva. É também o autor da letra do hino do MAPADI e de uma canção de Natal musicada pelo saudoso maestro e compositor César de Morais, tendo sido ainda premiado na participação dos IV Jogos Florais do Peso da Régua.