Na Quinta-feira Santa, 5 de abril, à noite, as Igrejas e Capelas da cidade encontram-se ornamentadas e de portas abertas até às 24h00 para a tradicional visita da população. Nesse mesmo dia, à tarde, pelas 17h00, tem lugar a Celebração da Ceia do Senhor com realização de Missa Vespertina, Sermão do Mandato, Cerimónia do Lava-Pés e Procissão Eucarística.

Um dos momentos mais marcantes das solenidades da Semana Santa é a Procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-feira Santa, 6 de abril, que sairá da Igreja Matriz às 22h00. A procissão percorre o seguinte itinerário: Igreja Matriz, Largo do Cruzeiro, Praça do Almada, Capela de S. Tiago, Escola dos Sininhos, Capela N. Sr.ª das Dores, Centro Monsenhor Pires Quesado e Igreja Matriz. Antes da saída da procissão, às 21h30, o Rev. Pe. Manuel Oliveira Couto profere o Sermão do Enterro. A Celebração da Paixão do Senhor também se realiza na Sexta-feira Santa, às 15h00, através de Via-Sacra, Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística.

No dia 7, Sábado Santo, às 22h00, decorre, na Igreja Matriz, a Vigília Pascal com celebração da Missa da Ressurreição, cumprindo-se os rituais da Bênção do Lume, Liturgia da Palavra, Glória, Liturgia Baptismal, Bênção da água e renovação das promessas do Baptismo e Liturgia Eucarística.

O Domingo de Páscoa tem início com uma Eucaristia, às 8h30, seguindo-se uma Missa Solenizada, às 10h00. Às 11h00, sai da Igreja Matriz a Procissão da Ressurreição e às 14h30 a Visita Pascal que deverá terminar às 19h00 com um Cortejo festivo da Praça do Almada para a Igreja Matriz, onde às 19h30 tem lugar uma Eucaristia.

Lembramos que hoje será realizada a encenação da Via Sacra, junto à Igreja da Lapa.