Esta campanha tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos e sensibilizar a comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.

A presença nas escolas é o ponto nevrálgico da campanha da CPCJ da Póvoa de Varzim. Deste modo, durante todo o mês de abril têm sido distribuídos panfletos intitulados “calendário dos afetos” pelas crianças e jovens dos jardins-de-infância e escolas do 1º e 2º ciclo de todo o concelho, bem como pulseiras alusivas à Convenção sobre os Direitos das Crianças pelas crianças e jovens do 3º ciclo. Estas ações visam entre relação e os afetos entre pais e filhos, promovendo a realização de atividades conjuntas e em contexto familiar. O material de divulgação foi tema central do Dia do Aluno da Escola Secundária Eça de Queirós e do Seminário “Os Maus Tratos: Olhar e Cuidar a Criança”, realizado nos dias 5 e 6 de abril, no Auditório de Vila do Conde, em parceria com a CPCJ de Vila do Conde e que contou com a colaboração de 40 alunos da Escola de Aver-o-Mar (com um momento musical), bem como de todos os Agrupamentos de Escolas, através da exposição de trabalhos livres de expressão plástica. Nesta última semana do mês, entre 24 e 28, estes trabalhos sobre os maus-tratos e direitos das crianças estão patentes em exposição na Casa da Juventude.

Em paralelo, foram afixados cartazes em diversas entidades públicas e paragens de autocarros, sendo que os profissionais das mais diversas entidades estão a utilizar o laço azul na lapela em alusão a esta temática.

A Ordem dos Advogados do Conselho Regional de Lisboa também se associou a esta iniciativa com a elaboração do manual “O João vai ao Tribunal”, distribuído por todas as bibliotecas escolares durante este mês.

A última iniciativa desta campanha está marcada para a “Feirinha da Nova”, que terá lugar no dia 27 de maio, na Escola Nova. A Associação de Pais associou-se a esta campanha e colocou um laço azul na fachada da Escola e promoveu a elaboração de uma história com os alunos do 3º e 4º ano a fim de ser teatralizada na referida Feirinha.

O Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância teve origem na História do Laço Azul, no ano de 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando Bonnie Finney, uma avó, prendeu uma fita azul à antena da sua viatura com o intuito de que as pessoas se questionassem sobre aquele adereço ali exposto. A história que a avó contou aos elementos da comunidade prendia-se com os maus-tratos de que a sua neta fora alvo por parte dos progenitores, tendo, inclusivamente, o seu outro neto sucumbido de forma desumana. Por conseguinte, esta colocou um laço de cor azul para não esquecer os corpos dos dois netos que se encontravam marcados com hematomas de cor negra. O azul servir-lhe-ia como lembrete constante na sua luta pela proteção das crianças contra os maus-tratos.