A iniciativa, que terá como orador Miguel Neiva, criador do Projeto ColorADD, também contará com a participação de Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Miguel Neiva, Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho, desenvolveu o código ColorADD, um sistema gráfico monocromático que permite “identificar e comunicar a cor” a todos os que tem dificuldade em interpreta-la, como por exemplo os daltónicos. Considerado pela revista brasileira “Galileu” como “uma das 40 inovações que vão mudar o mundo”, o Código tem uma já vida recheada de distinções, entre as quais a “Medalha de Ouro comemorativa do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem” (2012).

Esta iniciativa tem a colaboração de várias entidades: Óptica Vermar, União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, União de Freguesias de Aguçadura e Navais e Freguesia da Estela, e destina-se a docentes de todos os níveis de ensino, comunidade escolar e demais interessados.