Esta acção de formação está dividida
por dois dias e pelo público-alvo a que se destina. O dia 13 está direccionado
para professores e técnicos da comunidade educativa e as sessões realizam-se
entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00. No dia 14, das 10h00 às 13h00,
a sessão formativa destina-se a alunos com idades entre os 10 e os 15 anos. De
tarde, das 15h00 às 18h00, o público-alvo são alunos entre os 15 e os 18 anos.

Com o objectivo de reflectir sobre o
modo como a aprendizagem intercultural pode ser potenciada em contexto escolar,
a sessão de dia 13 abordará os temas: compreensão das culturas e identidades
das sociedades modernas; atitudes mais adaptadas ao contexto da diversidade
cultural (como percepcionamos a realidade?); capacidade de comunicação entre
pessoas e grupos sócio-culturais diferentes; capacidade de participação na
interacção social, criadora de identidades e de sentido de pertença; educação intercultural
em contextos educativos; dimensões e objectivos da educação intercultural na
escola; a escola como um todo: componentes curriculares e estratégias de
promoção da educação intercultural.

No dia 14, o que se pretende é
realizar um exercício de reflexão sobre aprendizagem intercultural (aceitação
das diferenças, tolerância, solidariedade, partilha e cooperação, resolução de
conflitos) para os públicos mais jovens e os temas são : desafios perante a
diversidade; como julgamos os outros; passar à prática: “O outro como ponto de
partida”; para pensar… e guardar no bolso…; roda de reflexão: o que levo na
bagagem? O que deito ao lixo!?

As inscrições são gratuitas e limitadas e
serão atribuídos certificados de participação aos que frequentarem esta acção
de formação.