Sob a orientação de Jorge Abreu, formador e psicólogo, a sessão teve como principais intervenientes os participantes, o que conferiu dinamismo e interacção. A principal vertente abordada centrou-se nas competências interpessoais e sociais procurando desenvolver nos formandos aptidões úteis para a sua participação como voluntários em prol da comunidade.

Um jogo interactivo tentando simular situações com as quais os voluntários se deparam e o visionamento de um filme videograma e posterior debate foram algumas das estratégias utilizadas pelo formador no sentido de promover um maior à vontade entre os participantes.

Segundo Jorge Abreu, esta acção foi apenas uma primeira abordagem para ulterior sessão com dinamização das equipas num trabalho continuado dos jovens e adultos que pretendem desenvolver uma acção voluntária com sentido através de uma participação cívica, activa e séria.

A Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim começou a funcionar informalmente em Junho de 2004, tendo sido institucionalizada a sua existência, de acordo com o definido na Lei do Voluntariado, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim através da Deliberação 12 da Reunião de Câmara de 4 de Junho de 2007.

Procurando valorizar cada voluntário que a integra e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social, a Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim está atenta às necessidades do concelho – e quando se entenda de reconhecida relevância também a nível distrital e nacional – e suas instituições, associações ou entidades. Propõe-se ainda a mediar a relação dos seus membros com entidades e/ou instituições locais, assim como, regionais e nacionais, promotoras de voluntariado organizado e sem fins lucrativos, nas práticas e serviços de voluntariado temporário, face a eventuais propostas formuladas para períodos específicos. Por último, compromete-se a garantir que sejam asseguradas as condições necessárias à boa prática do acto e missão voluntária pelos seus membros, bem como a proporcionar a formação que se entenda imprescindível. Para conhecer melhor a Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim visite o portal municipal.