Cada ação, promovida pela Biblioteca Municipal, consiste na visualização de vídeos que levantem questões sujeitas a debate e terá a duração de 45 ou 90 minutos, consoante o número de alunos presentes.

As sessões vão realizar-se entre os dias 19 e 27 de fevereiro, nas Bibliotecas Escolares do concelho (dia 19: BE Beiriz; dia 20: BE ESEQ; dia 23: BE Aver-o-mar; dia 24: BE Cego do Maio; dia 25: BE Flávio Gonçalves; dia 26: BE ESRP; dia 27: BE Rates).

Alertar para os perigos/cuidados da gestão da informação privada feita por cada indivíduo e promover a partilha de recursos (educativos, lúdicos e pedagógicos) entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares (comunidade escolar) são os objetivos destas sessões.

Com o advento das tecnologias e numa altura em que as redes sociais tomam conta do dia-a-dia de cada um, a forma como se partilha informação abre demasiado espaço à violação de privacidade.

Mais do que as técnicas de phishing ou spam, em que os hackers nos colocam como alvo de publicidade e esquemas de disseminação de informação/vírus, hoje em dia, há uma exposição de informação privada que é feita a partir de qualquer dispositivo e para a qual contribuímos despropositadamente, colocando-nos numa posição vulnerável.