A apresentação estará a cargo do Professor Doutor Viriato Capela.

Manuel Silva que agora se revela neste estudo é o melhor anfitrião e guia da sua terra, a Póvoa de Varzim. nestes tempos de acrisolado patriotismo e amor à terra, nestas terras de maior dimensão, cultura e desenvolvimento que aspiram a afirmar-se na região ou no país, figuras como esta emergem a dirigir e orientar os seus destinos onde a legitimação histórica tem por regra papel dominante. Mas é difícil encontrar uma figura da estatura de Manuel Silva ao mesmo tempo ligada à terra mas também às coordenadas do país, onde local é regional e nacional, e estes sempre estão presentes no quotidiano senão da vida da sua população e comunidade em geral, pelo menos seguida nas suas instituições e elites mais representativas.

A viagem pelos textos de Manuel Silva, agora reunidos em roteiro e estudados nos seus aspectos essenciais, permite finalmente ter a primeira visão de conjunto do alcance e significado da sua obra e, desde logo, atentar na enorme abrangência e presença da sua vida e escrita na Póvoa, no Jornalismo, Letras e Cultura Nacional“. J. Viriato Capela (do Prefácio)

 

Adriano Cerejeira Gonçalves de Castro, nascido em 28 de Fevereiro de 1951, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Professor do ensino básico e secundário, lecionou durante trinta e sete anos, vinte dos quais ao serviço da escola dr. Flávio Gonçalves, pela qual assume manter especial carinho.

Exerceu cargos de direção, tornando-se vice-presidente em 1978-80 e presidente nos anos 1984-86 e 1998-99 e dedicou largos anos da sua atividade profissional ao desempenho de funções de coordenação pedagógica.
No âmbito da formação de professores, além de ter lecionado a disciplina de Pedagogia nas antigas escolas do magistério primário, acompanhou e orientou grupos de professores estagiários.
Colaborou no jornal O Comércio da Póvoa de Varzim, onde publicou artigos relacionados com a história local, as tradições, a educação e o ensino.
O estudo da vida e da obra de Manuel Silva tem sido o principal centro de interesse das suas pesquisas. Daqui resultaram algumas intervenções, de que são exemplo a publicação dos artigos “Manuel Silva, a educação e o ensino” (O Comércio da Póvoa de Varzim, 23.05.85) e ”Manuel Silva – um combatente pela verdade e pelo rigor” (Agenda Póvoa de Varzim, Março de 1996), bem como a participação em colóquios e conferências: “Santos Graça e Manuel Silva: aproximações e diferenças”, integrada na mesa-redonda “Encontro com Santos Graça: jornalismo , história e política” – com João Francisco Marques e Fernando Souto, realizada na Biblioteca Municipal em 19.04.2012; “Manuel Silva, cabouqueiro da história local”, que teve lugar no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim em 20.02.2013).