Afonso Pinhão Ferreira foi reeleito com 23 fotos. Onze deputados optaram pelo voto em branco.

O Presidente da Assembleia Municipal agradeceu a confiança e sublinhou a elevada responsabilidade do cargo que é, igualmente, um cargo prestigiante, “o qual espero observar com desprendimento e espero cumprir com proficiência”.

Afonso Pinhão Ferreira afirmou que tudo fará para que “os poveiros saibam que os objetivos que nos movem são dispensar um serviço de utilidade à comunidade, sem cobrar; consagrar a nossa desocupação à causa pública; respeitar todas e cada uma das pessoas da comunidade poveira, sobrepondo a marca da Póvoa à marca do Partido que representamos; – e, sobrepor o global ao particular, sem, contudo, menosprezar o particular.

Para o Presidente da Assembleia “a fórmula que autoriza a liberdade individual no contexto social, passa inexoravelmente por uma educação mais cultural e uma formação mais humanista, ou seja, por dar voz à criatividade e à sensibilidade. Importa, isso sim, desenvolvermos um discurso político de inclusão, onde se note a defesa de princípios que vá mais além do seu mero enunciado, uma defesa sem preconceitos ideológicos, que eleve a liberdade individual como bem supremo e que contrarie a desigualdade social”.

Finalmente, Afonso Pinhão Ferreira pediu aos deputados que “tornem esta Assembleia Municipal num paradigma democrático, onde as forças desiguais em número e em ideias diversas repartidas por partidos políticos, consigam ser conclusivas em concertação, apesar da diversidade”.