No Diana Bar, um grupo de cerca de 25 alunos do 4º ano da Escola dos Sininhos foi convidado a participar nas celebrações. Divididos em dois grupos, e alternando entre si, os alunos assistiram à leitura da Banda Desenhada A Epopeia da Água do Cávado, um conto que fala da importância de cuidar da água para mais tarde termos água potável. Ao lado, e ajudados por um representante da Águas do Cavado SA, a empresa responsável pela distribuição de água tratada no município da Póvoa de Varzim, os alunos aprenderam sobre a importância de consumir água tratada, livre dos microrganismos e outros componentes presentes na água não-tratada e que podem causar um sem número de doenças agudas e crónicas, como gastroenterites, doenças hepáticas e neurológicas e até cancro.

Esta breve explicação, que também elucidou os alunos sobre como é feita a captação, transporte, tratamento e distribuição da água, foi um pequeno aperitivo para a actividade que se seguia: um laboratório de experiências que pretendia, acima de tudo, desmistificar as barreiras que muitos põem no que toca a consumir água tratada, da torneira. De facto, a presença do cloro, e que tem um sabor característico, leva muitos a dizerem que “sabe a lixívia”. No entanto, esta presença do cloro, sem consequências para a saúde, mais não é do que uma garantia do tratamento da água.  E para provar que, de facto, o cloro não faz mal à saúde, os alunos assistiram a uma Análise de Desinfectante Residual (cloro) em Água de Abastecimento Público. Entre tubos de ensaio e outros instrumentos de laboratório, os alunos assistiram a esta experiência que avalia a quantidade de cloro presente na água tratada, e que mais não é do que um dos muitos parâmetros que o laboratório das Águas do Cavado SA efectua com regularidade à água de consumo que distribui.

Os alunos tiveram também acesso a um dos folhetos já distribuídos pelo Pelouro do Ambiente, sobre a poupança no consumo da água e que contém dicas muito importantes que, se seguidas, permitem poupar muitos litros de água, um bem que, ainda que muito acessível, também se esgota.