Uma Gala Desportiva homenageou os melhores atletas que representam Aguçadoura e Navais em Portugal e no Mundo, como são os casos de Rui Costa, no ciclismo, e Vitalie Certan, no karaté.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou que “as populações de Aguçadoura e Navais têm motivos para estarem felizes. Este espírito de união, de respeitabilidade das entidades de ambas as freguesias é algo que importa realçar”.

“Muitos desconhecem a importância do desporto no nosso concelho e da dimensão da prática desportiva na Póvoa de Varzim. O Interfreguesias de Futebol, por exemplo, já se realiza há mais de 25 anos e movimenta mais de cinco mil pessoas entre atletas, árbitros e equipas técnicas, fazendo mais de dois mil jogos por ano. Também o Plano de Promoção do Atletismo, o Plano de Desenvolvimento de Ténis de Mesa e o Plano de Promoção do BTT são exemplos de sucesso, com milhares de atletas envolvidos”, sublinhou o autarca.

“A Câmara Municipal apenas cria condições para que isto aconteça. Os pais e os dirigentes é que são os verdadeiros responsáveis por tornar a Póvoa de Varzim em um concelho único no país no que concerne a prática desportiva”, continuou Aires Pereira.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “não estamos só a formar desportistas, estamos a formar pessoas. Estamos a dar ferramentas aos nossos filhos para que eles, no futuro, não caiam e não se percam. Estes serão cidadãos melhor preparados por pertencerem a estes grupos com um ambiente saudável e com uma ocupação durante os fins de semana com competições e durante a semana com treinos”.

Um dos homenageados da noite foi Rui Costa que, pela 5ª vez, organizou o Grande Passeio Solidário, desta feita colaborando com a Associação Ajudaris. Centenas de pessoas quiseram estar perto do Campeão e contribuir para esta causa solidária. Depois do passeio foi altura para a verdadeira competição. Os melhores ciclistas nacionais pedalaram no 5º Circuito de Competição, em Aguçadoura.

Veja a fotogaleria