A União de Freguesias Aguçadoura e Navais comemorou, na passada sexta-feira, um ano de existência.
“Tradicionalmente, a 24 de outubro, a vila de Aguçadoura comemorava o seu aniversário. O ano passado, foi pedido um adiamento da data de tomada de posse, de maneira a que o aniversário desta União coincidisse com o aniversário de Aguçadoura. Isto demonstra que a União entre Aguçadoura e Navais é motivo de comemoração para ambas as freguesias e uma lição para todas as outras Uniões”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.
O autarca congratulou Fernando Rosa, José Alberto Silva e toda a equipa pelo trabalho efetuado ao longo deste primeiro ano: “todos têm dado exemplos de humildade e de união e têm demonstrado que, mesmo que não concordemos com aquilo que nos obrigam a cumprir, isso não pode ser motivo para criarmos dificuldades às nossas populações e às terras que representamos. Tenho seguido muito de perto o trabalho efetuado em Aguçadoura e Navais e tenho comprovado a forma exemplar como a União é gerida”.
Aires Pereira não poupou elogios aos autarcas de Aguçadoura e Navais: “esta lição que têm dado à comunidade, o entendimento nas principais dificuldades de ambas as terras, é digno de registo. Ao contrário de muitos que não gostariam de comemorar a data de União, Aguçadoura e Navais fizeram questão em festejar em convívio e partilha”.
A recuperação da zona Marginal, que afeta particularmente a vila de Aguçadoura, “com a restituição das condições de acesso e melhoria das nossas praias é um projeto que está a ser levado a cabo. Dar início a um apoio, junto ao Cruzeiro, para ter uma infraestrutura para as pessoas que, cada vez mais, vêm à Aguçadoura é um próximo passo”.
“Estarei sempre aqui para trabalhar convosco na construção deste caminho de desenvolvimento”, sublinhou o Presidente da Câmara.
Em dia de aniversário foram homenageados dois cidadãos: Bernardino Fiel, pelo trabalho desenvolvido como ensaiador do Rancho Casa do Povo de Aguçadoura, e Ilídio Salgado, poeta popular que retrata a história de Navais nas suas inúmeras quadras.
Fernando Rosa, presidente da União de Freguesias, afirmou que “entendemos que é importante comemorar esta data e homenagear estas pessoas, de forma a lembrar que há cidadãos que despendem do seu tempo para trabalhar em prol da comunidade”.
Sobre a congregação, Fernando Rosa explicou que “confesso que, no início, pensei que fosse haver uma maior dificuldade. No entanto, e também devido à equipa que trabalha na União de Freguesias, esse receio foi ultrapassado e tenho certeza que o trabalho vai singrar”.
Veja a fotogaleria.