É isso que irá acontecer no Museu Municipal com a “Ceia na Época dos Descobrimentos”, no dia 15 de novembro. A receção do Museu Municipal está a acolher inscrições, pois ainda existem lugares disponíveis.

Às 18h00, o Museu abre as suas portas para que todos os participantes se possam trajar a rigor com a época que estarão a viver, com vestes emprestadas pela organização (custo já incluído no preço da inscrição). Pretende-se ilustrar as várias classes sociais, bem como os indígenas das terras distantes: índios, árabes e africanos, orientais ou piratas.

Às 19h30, haverá uma conferência intitulada “Trajes do Mundo no Período dos Descobrimentos Portugueses” e seguir-se-á um Jantar com animação alusiva à época.

Os valores de inscrição são os seguintes: 20 € (Geral), 15 € para crianças até 12 anos (15 € para sócios do GAM e 12 € para crianças do GAM, até 12 anos).

Os participantes na “Ceia na Época dos Descobrimentos” (séc. XV – XVI) devem ter alguns cuidados com a roupa que levarão vestida no dia do evento, de modo a facilitar a conjugação com as peças que irão envergar na ceia e que serão emprestadas pelo Museu.

Às senhoras e meninas pede-se que usem blusas ou túnicas (brancas ou claras), de preferência com mangas, ou camisolas lisas para substituírem as camisas de dentro (em linho ou algodão) usadas por todas as pessoas na época. Devem usar saias (se possível lisas e compridas) não estampadas. No caso de usarem calças ou leggings, as peças devem ser lisas e serão tapadas por saias.

Aos homens e rapazes, a organização aconselha o uso de calças lisas, se possível em cores e tecidos tradicionais. Devem evitar calças de ganga e procurar envergar camisas, túnicas ou camisolas lisas, sobre as quais se adaptem bem as vestes do séc. XVI.

Todos os participantes devem evitar o uso de sapatilhas e, se possível, levar sapatos ou botas de pele, em tons discretos, ou até “sabrinas” não estampadas, no caso das mulheres.

Os interessados em obter mais informações sobre o evento devem contactar o Museu Municipal através do telefone 252 090 002 ou correio eletrónico: museu@cm-pvarzim.pt.