Póvoa de Varzim, 18.10.2013 - O dia 18 de outubro ficará marcado na história da cidade. A Póvoa de Varzim, a partir de hoje, conta com um novo Presidente da Câmara Municipal. Aires Pereira é, oficialmente, o representante do concelho. A cerimónia de Instalação dos Órgãos Autárquicos decorreu esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Ao discursar pela primeira vez enquanto Presidente da Câmara Municipal, as primeiras palavras – emocionadas – de Aires Pereira foram de agradecimento à sua mãe, filha e esposa. O autarca assegurou que será “o Presidente de todos os Poveiros, tanto dos que cá nasceram como dos que escolheram a Póvoa para viver e dar um futuro aos seus filhos. A nossa comunidade pode estar confiante de que vamos continuar atentos e prontos a ajudar as famílias mais fragilizadas, vamos continuar a diminuir o esforço dessas famílias, criando um fundo de emergência municipal”. O Presidente da Câmara Municipal destacou o trabalho das instituições de solidariedade poveiras e o “numeroso exército de voluntários” que formam um “tecido social forte e coeso”. Através de um esforço conjunto com as associações culturais, desportivas e recreativas do concelho, “a Póvoa de Varzim é o concelho com a menor taxa de incidência de toxicodependência em todo o Distrito do Porto”, bandeira que, com orgulho, Aires Pereira sustenta.
O Presidente da Câmara Municipal prometeu que o novo executivo estará atento e “na primeira linha de reivindicação e apoio aos nossos pescadores e agricultores, sendo um parceiro interveniente, não só nesses sectores de atividade económica, mas também no diálogo e nos projetos comuns com o comércio e na captação e criação de condições para a instalação de novas indústrias, criadoras de emprego no nosso concelho”. Quanto ao turismo, “continuará a ser uma das nossas prioridades e iremos continuar a encarar o turismo cultural e o turismo religioso como vetores essenciais”.
Aos Deputados Municipais, Vereadores e Presidentes de Junta, Aires Pereira pediu “trabalho e união, para podermos servir o povo que, soberanamente, nos elegeu”.
No seu discurso de despedida, após 20 anos de dedicação à Presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, José Macedo Vieira sublinhou a relação de grande proximidade que construiu com Aires Pereira, nos planos político, profissional e pessoal: “é a pessoa mais bem preparada para o exercício do cargo de Presidente da Câmara. Tem profunda identificação com o concelho e com a sua população e tem perfeito domínio dos dossiês técnicos e políticos que suportam a gestão do município. Se o meu perfil político foi o adequado à missão que, há 20 anos, aqui me trouxe – resgatar a cidade da decadência – com o concelho já reabilitado, o que agora importa, como objetivo prioritário da gestão do nosso município é o crescimento económico, são as questões sociais, é a coesão territorial”.
O Presidente Cessante da Câmara Municipal salientou os contributos que considera relevantes para o sucesso da sua missão: “agradeço às muitas organizações da nossa sociedade civil e a inúmeros cidadãos a título individual, as colaborações que deram à cidade e ao município”.
“As gentes da Póvoa são, de facto, fantásticas. Em tantas e tantas circunstâncias têm revelado a sua singularidade. Sempre me ouviram dizer que os Poveiros – o nosso povo simples e anónimo – são sábios: nas decisões que tomam, na forma como enfrentam a vida, no modo como sentem e vivem a sua terra. A minha gestão foi imensamente beneficiada por este superior sentimento de identificação e pertença. Às gentes da Póvoa – a quem dedicamos a primeira expressão de arte pública em espaço urbano – expresso a minha gratidão por tudo quanto fizeram por este concelho”.
Ao novo executivo, José Macedo Vieira deixou uma mensagem: “o vosso sucesso será o sucesso do município e de todos nós”.
Quanto ao futuro, “como sempre disse, vou regressar à minha horta”.
Veja as melhores imagens da cerimónia aqui.