Com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que disponibilizou o autocarro para a deslocação a Lisboa, cidade onde decorreu o concurso, os alunos da instituição poveira foram avaliados quanto aos conhecimentos sobre a História da União Europeia, símbolos europeus, alargamentos da UE (contemplando designadamente a adesão de Portugal), papel e funcionamento das instituições, valores, princípios e direitos dos cidadãos europeus, temas decorrentes dos Anos Europeus.

Vencido o concurso, que muito orgulho provocou em todos os professores envolvidos, os alunos poveiros deslocaram-se a Bruxelas para conhecer a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

A edição 2015/ 2016 do concurso “Eu sou Europeu” já está a ser desenvolvida. As escolas interessadas devem consultar o Espaço Europa e solicitar a inscrição no referido concurso.