O Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal agradeceu a todos os alunos e professores a ativa participação neste desafio lançado pelo Município da Póvoa de Varzim. No seu discurso de boas-vindas, manifestou ainda o orgulho que sente por ter escolas de nível tão elevado de excelência e com tanta qualidade no nosso concelho.

Em seguida, Luís Diamantino apresentou o escritor convidado, Tiago Salazar, que falou da sua experiência em viagens literárias de tuc tuc em Lisboa. O autor foi presenteado com uma das figuras mais simbólicas da Póvoa de Varzim, a figura d’A Poveira.

O desafio do escritor para os alunos partiu da sua primeira obra Viagens Sentimentais (2007), em que relata uma das maiores viagens que fez, numa das zonas mais frias do mundo – Sibéria, em que algo inaudito lhe acontece: perdeu o comboio. A partir daqui, e com o prazo de 60 minutos, os jovens desenvolveram, para efeito de concurso, uma produção literária em poesia ou prosa. Os trabalhos executados vão ser agora avaliados por um júri, composto por um representante de cada escola e um convidado do Município, sendo atribuídos prémios aos três melhores trabalhos por escalão e categoria.

Com as Olimpíadas da Escrita, a autarquia pretende cultivar o gosto pela escrita e leitura e incentivar o processo criativo dos mais novos. Na edição 2023/2024, a Festa de Encerramento das atividades do Projeto Escola da Minha Vida, decorrerá no dia 24 de maio, no Pavilhão Municipal, que se tornará uma vez mais pequeno, para receber os premiados, convidados, parceiros e as representações de cada escola.

FOTOGALERIA