Apesar destes resultados, hoje mesmo voltaram a ser feitas novas recolhas de água, tanto pela Câmara Municipal como pela Delegação de Saúde da Póvoa e pelo Ministério do Ambiente em várias praias da Póvoa de Varzim.

Sete dias depois da realização desta última análise, são agora conhecidos os resultados, que vêm confirmar os que a Câmara Municipal já tinha obtido após a primeira recolha conjunta, efectuada no dia 14 de Agosto. Quatro dias mais tarde, no dia 18, os resultados obtidos pela Câmara Municipal indicavam que não existiam salmonelas nas águas analisadas. Do mesmo modo, análises realizadas pelo Ministério do Ambiente, e divulgadas na página oficial confirmavam a qualidade das águas de algumas das praias analisadas. O Centro Regional de Saúde Pública do Norte obteve também resultados negativos, mas decidiu mandar realizar uma contra-análise, no dia 22, e divulga agora os resultados, que ditam o levantamento da interdição.

Neste momento, não há nenhuma praia interdita a banhos, no concelho da Póvoa.

Editado em 2006-08-28

Ministério do Ambiente confirma qualidade da água nas zonas balneares da Póvoa

São bons os resultados das mais recentes análises mandadas realizar pelo Ministério do Ambiente a algumas das praias da Póvoa de Varzim.
O Ministério do Ambiente monitoriza semanalmente as praias da Lagoa, Quião, Barranha, Codixeira, Fragosa e Aguçadoura Sul/ Paimó e os resultados das análises classificam como boa a qualidade da água nestas praias.
Os resultados estão publicados na página de Internet do Ministério e, nomeadamente no caso da Praia da Lagoa, é possível ver, desde sexta-feira da semana passada, dia 25, os resultados obtidos às análises realizadas na terça-feira, dia 22. A periodicidade da realização das análises e da divulgação dos seus resultados é, portanto, bastante regular.

Editado em 2006-08-23

Interdição levantada das praias da Póvoa de Varzim

Frequentar as praias da Póvoa é seguro. Quem o comprova é a Delegação de Saúde que realizou novas análises à água do mar e confirmou os resultados divulgados pelo executivo camarário na passada sexta-feira, depois das análises recolhidas no dia 14 de Agosto confirmarem a inexistência de salmonelas, ou seja, as praias da Póvoa de Varzim têm qualidade para a prática balnear. Os resultados agora divulgados vêm confirmar as informações apresentadas semanalmente pela Câmara Municipal, em conjunto com o laboratório da Serurb, empresa devidamente credenciada pela Ministério do Ambiente, e que estão disponíveis no portal municipal.
A interdição imposta pela Delegação de Saúde às praias da Redonda/Leixão e Lagoa foi levantada hoje e as bandeiras vermelhas já foram retiradas destes dois locais. A praia da Lada (Zona Urbana Norte) foi submetida hoje à segunda análise para reconfirmar o resultado negativo do primeiro teste.

Editado em 2006-08-14

Análises negativas à existência de salmonelas nas praias da Póvoa

Já há resultados das análises mais recentes realizadas à água das praias da Póvoa e revelam, novamente, a inexistência de salmonelas nas praias da Lagoa, Lada e Redonda/ Leixão.
Estas análises foram realizadas em conjunto pela Câmara Municipal e a Delegação de Saúde, esta segunda-feira, dia 14, e os resultados obtidos pelo laboratório contratado pela autarquia são agora conhecidos e continuam a revelar a inexistência de salmonelas nas praias urbanas da Póvoa de Varzim.
Recorde-se que as praias da Lagoa, Lada e Redonda/ Leixão foram interditadas pela Delegação de Saúde da Póvoa, como resultado de análises positivas a salmonelas. A Câmara Municipal deu, na segunda-feira, ao fim da tarde, uma conferência de imprensa para prestar esclarecimentos sobre este facto e divulgou que os resultados das análises que manda semanalmente realizar, em laboratórios devidamente credenciados e reconhecidos pelo Ministério do Ambiente, não coincidem com os da Delegação de Saúde. As análises realizadas por esta entidade em 18 de Julho levaram à interdição, dez dias mais tarde, da Praia da Lagoa e da Redonda Leixão, junto ao molhe norte do porto de pesca; posteriormente, nova análise realizada a 1 de Agosto, revelou, uma vez mais a existência de salmonelas, desta vez na praia da Lada, o que levou ao hastear de bandeiras vermelhas ao longo de toda a marginal norte da cidade, neste último fim-de-semana.

praia

As análises que a Câmara Municipal, ao contrário da Delegação de Saúde, realiza semanalmente revelaram sempre resultados negativos.
Como revelou a Câmara Municipal, não se verifica uma coincidência nos resultados das análises e, por esse motivo, foram recolhidas na manhã de segunda-feira, 14 de Agosto, em conjunto com a Delegação de Saúde, novas amostras de água para se verificar o que poderá estar na origem da diferença de valores.
Os resultados das análises encomendadas pela autarquia são agora revelados, continuando-se a aguardar pelos que serão apresentados pela Delegação de Saúde.