O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou nas comemorações destacando a união entre todos os operadores da agricultura na Póvoa de Varzim.

A este propósito acrescentou que “esta conjugação de interesses pode fazer com que este setor primário na Póvoa de Varzim possa sobreviver e ultrapassar os momentos mais duros”.

O edil referiu-se à questão das acessibilidades deixando um apelo: “cada um devia abdicar um pouco daquilo que é o seu interesse e atuar em favor do interesse de todos”. Só assim será possível resolver este problema.

Aires Pereira transmitiu que da parte do Município há inteira disponibilidade para discutir este assunto, garantindo que têm todo o apoio em termos de meios, equipamentos e recursos. “Se isto não for resolvido, dificilmente conseguiremos modernizar as nossas explorações e ter melhores vias de acesso e dificilmente conseguiremos ter melhor retribuição pelo trabalho que fazemos”, afirmou.

Manuel Cardoso, Diretor Regional de Agricultura, transmitiu ser “uma grande honra” participar no 29º aniversário da Horpozim, “no meio de pessoas que se dedicam de uma forma empenhada a um trabalho relacionado com a agricultura, que se dedicam a contribuir para a economia nacional, local e familiar”.

Dirigiu-se aos presentes, referindo que o período atual é o “momento crucial para fazermos uma reflexão acerca da maneira como estamos a conduzir as nossas explorações e o nosso negócio”, acrescentando que o facto de estarem associados é fundamental para o desenvolvimento da atividade.

Manuel Silva, presidente da associação hortícola, afirmou que “2016 um ano para recordar, em que Portugal regista os melhores preços médios à produção das hortícolas das últimas décadas”.

No seu discurso, Manuel Silva apontou a revisão “das acessibilidades dos caminhos agrícolas”.

Confiante no apoio do Município, Manuel Silva alertou os horticultores para a necessidade de também darem o seu contributo, nomeadamente, através da limpeza das linhas de água, na limpeza geral das explorações agrícolas e no devido encaminhamento dos resíduos da atividade. A este propósito recordou que, recentemente, foi inaugurado o Parque de Resíduos Verdes de Aguçadoura.

Referiu-se ainda às oportunidades de apoio no âmbito do Portugal 2020 e do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Rural.