O Período Crítico irá vigorar até 30 de setembro e prevê uma variedade de medidas e ações de planeamento e intervenção contra os fogos. Esta antecipação é justificada pela previsão de condições meteorológicas adversas de temperatura, com o aumento do risco de ocorrência de incêndios florestais.

Durante este Período Crítico, o Gabinete Técnico Florestal do Município da Póvoa de Varzim alerta para algumas atitudes proibidas nos espaços florestais e agrícolas, a saber: fumar, fazer lume ou fogueiras; fazer queimas ou queimadas; lançar foguetes e balões de mecha acesa; fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas e circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés. As coimas para quem praticar estes atos ilícitos vão até 60.000€.

Aconselha-se igualmente a população a levar comida já confecionada para os piqueniques, ou em alternativa, fazer refeições que não necessitem de ser aquecidas; a depositar o lixo em contentores e adotar as normas de conduta preventivas.

Deve proteger a sua casa mantendo 50 metros sem mato à volta da mesma, limpar o telhado de folhas, ramos, pinhas ou carumas e manter o caminho de acesso à habitação desimpedido e limpo. Relativamente às culturas, deve manter as máquinas e os equipamentos limpos de óleos e poeiras, abastece-las a frio e em locais com pouca vegetação e ter o máximo cuidado com faíscas ao trabalhar com as máquinas.

Portugal sem fogos depende de todos, por isso cuide da nossa floresta. Em caso de incêndio deve ligar o número de emergência 112.