O antigo Secretário-geral do Partido Socialista e Deputado ao Parlamento Europeu estará presente na sede do clube estelense para apresentar “A Reforma do Parlamento Português – o controlo político do Governo”.

A obra partiu da sua tese de mestrado, que abordou a forma como a Assembleia da República controla a atividade do Governo. A dissertação, que obteve a nota de 18 valores no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), foi baseada na reforma do Parlamento que o próprio liderou em 2007 enquanto deputado socialista.

Entre os principais destaques da reforma liderada por António José Seguro contam-se a passagem dos debates com o Governo a quinzenais, a obrigatoriedade de presença dos ministros no Parlamento em todas as sessões legislativas e uma redução dos tempos gerais de intervenção dos deputados. Esta reforma implicou ainda algumas alterações na eficiência energética e de poupança de água na Assembleia da República e na sala onde decorre o plenário.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da Junta de Freguesia da Estela e da imprensa local.