A formadora Maria João Oliveira e Silva (FLUP/CITCEM) será a responsável por conduzir este Curso Livre. Ao longo de quatro sessões, irá dotar os formandos dos conhecimentos necessários nesta matéria, desde as condições materiais da escrita, a evolução da mesma, e aprender a escrever, da teoria à prática. As sessões serão nos dias 7, 14, 21 e 28 de abril, no Arquivo Municipal, às 21h00.

Os interessados devem realizar a sua inscrição (com o custo de 12€), junto do Arquivo Municipal, através do email: arquivomunicipal@cm-pvarzim.pt ou do telefone 252 090 003. A participação no Curso inclui certificado de participação.

O objetivo deste curso é dar a conhecer a forma como se ensinava e se aprendia a escrever na Idade Média. Para tal, na primeira sessão, serão apresentadas as condições materiais da escrita, isto é, os suportes físicos e os instrumentos necessários à prática da escrita, tais como os pergaminhos, as tintas e as penas. Na segunda sessão, será analisada a evolução da grafia ao longo da história, começando na Capital Librária (desde finais do século I a.C.) até à letra de Imprensa (dos séculos XV-XVI). Nas duas últimas sessões, serão apresentados os princípios teóricos prescritos nos tratados de “bem escrever” dos séculos XIV e XV, os quais servirão de base à análise dos vestígios de exercícios de escrita que ainda hoje se conservam em algumas dezenas de documentos medievais.