Assim sendo, o documento a ser divulgado no mês de Março é o Registo Paroquial de Baptismo de José Rodrigues Maio, o heróico poveiro mais conhecido por Cego do Maio, registo esse datado de 9 de Outubro de 1817.

A escolha deste documento prende-se com o facto de o Arquivo Municipal pretender evocar, mais uma vez, a vida deste heróico poveiro, que tinha como virtudes máximas a coragem e abnegação.

O grande objectivo é divulgar os Registos Paroquiais em microfilme que o Arquivo Municipal dispõe, através de aquisição ao Arquivo Distrital do Porto. De resto, entidade que detém as atribuições de guarda de todos os Registos Paroquiais. Aliás, estes são documentos de importância inequívoca para qualquer arquivo, livros de extremo valor histórico, documental e informativo e excelentes pontos de partida e de validação de estudos nas áreas de genealogia, demografia, monografia, sociologia, entre outros. Assim sendo, o Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim achou da máxima importância ter ao dispor dos seus utilizadores esta documentação, adquirindo essas cópias em suporte de microfilme, criando mais um serviço à disposição do público que o procura.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.