Assim sendo, o documento a ser divulgado no mês de Janeiro é o Regulamento interno das repartições da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim – 12 de Junho de 1893 – CMPV 0227 – Regulamentos.

A escolha deste documento prende-se com o facto de querer também, e paralelamente, divulgar um outro documento de cronologia bem mais recente que é o Regulamento Interno do Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim. O Arquivo Municipal dispõe, desde 18 de Dezembro de 2008, de regulamento próprio aprovado em reunião da Assembleia Municipal desse mesmo dia, e em vigor desde 1 de Janeiro de 2009.

Era com base neste documento regulador que, no ano de 1893, se regiam as repartições internas da Câmara Municipal. Ao longo de 3 secções e 30 capítulos encontram-se inúmeros detalhes de manifesto interesse que tão bem espelham, ao nível público, as vivências laborais da época.

O regulamento que o Arquivo Municipal apresentou em Dezembro de 2008, que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2009 (como consta do edital publicado a 19 de Dezembro de 2008), e com uma distância de mais de um século deste que aqui foi apresentado, é largamente distinto do regulamento de 1893. Nem podia ser de outra forma, até porque são cronologias muitos distantes, logo regulam vivências distintas.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.