Assim, o 14º documento a ser divulgado nesta rubrica é a Acta da Câmara sobre “o actual momento político” Cota CMPV / 0065 – Actas da Câmara (1972 – 1974).

A escolha deste documento justifica-se porque Abril faz-nos lembrar Revolução e assim sendo se comemora o 25 de Abril.  O Arquivo Municipal decidiu dedicar a rubrica a este tema. As manifestações de liberdade deste período fizeram-se sentir um pouco por todo o país, ecoavam gritos de vitória próprios de quem se sente livre. Nesta cidade, só a 6 de Maio de 1974, em Acta da Câmara se fala do então “actual momento político do país”.

Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.

Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.