Passar para o conteúdo principal

O Arquivo Municipal irá acolher a exposição “Colecionadores Poveiros”, que pretende dar a conhecer ao público algumas das maiores coleções poveiras e os méritos dos seus autores.

A primeira edição irá destacar Raúl Leitão, que desde bem cedo se interessou por colecionar tudo o que dizia respeito à nossa cidade, em especial, a sua bibliografia e medalhística. Mais tarde, reuniu uma interessante coleção de cartofilia e um significativo acervo de documentos e manuscritos de personalidades e autores poveiros.

A inauguração desta exposição terá lugar no dia 29 de setembro, às 21h30 com a presença do colecionador para uma pequena tertúlia que irá abordar o tipo de documentos adquiridos, onde é feita a sua compra, quanto é despendido anualmente nesta atividade, se é um hobby, uma paixão ou um negócio, como se trata e conserva a sua coleção, entre muitas outras perguntas numa sessão aberta ao público para dúvidas e questões.

Esta iniciativa pretende, igualmente, mostrar as diferenças entre o que é um arquivo e uma coleção. Um arquivo, de qualquer tipo, surge no decurso de uma atividade (pública ou privada) e é conservado a título de prova ou informação. Já uma coleção é um conjunto de documentos de arquivo reunidos artificialmente, por um indivíduo ou por uma instituição em função de qualquer característica comum, nomeadamente o modo de aquisição, o assunto, o suporte, a tipologia documental ou o colecionador. 

Tópicos
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.