Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 13.02.2008 - A preto e branco o retrato do perigoso e sedutor Joaquin Murieta, o salteador, projectado numa tela branca, constituiu o cenário de abertura de "Cantata para o honorável bandido chileno Joaquín Murieta", espectáculo que O Teatro Art' Imagem apresentou ontem à noite, em ante-estreia, no Novotel Vermar, na abertura do Correntes d´Escritas .

Três actores em palco, num espectáculo musical para café-teatro construído a partir da peça “Fulgor e Morte de Joaquín Murieta” de Pablo Neruda, foram narrando a história do lendário personagem do poeta chileno. Anabela Nóbrega, Pedro Carvalho e Valdemar Santos deram corpo a esta que é a 89ª criação do Teatro Art’Imagem, construída pelo encenador Roberto Merino a partir do texto original de Pablo Neruda, traduzido por Viale Moutinho, com a direcção musical de Tilike Coelho.

A peça original, de Neruda, narra a história de Joaquín Murieta, um emigrante chileno que chega à Califórnia em 1830 durante a Febre do Ouro, mas, em vez de oportunidades, Murieta encontra racismo e discriminação, materializada na aprovação de uma lei que obrigava os mineiros latino-americanos a pagarem um pesado imposto. Impossibilitado de ganhar a vida legalmente, Murieta junta-se a um bando e torna-se numa figura lendária, eternizada como exemplo de rebeldia perante a injustiça, sendo morto em 25 de Julho de 1853 por um grupo de “rangers”.

A obra original de Neruda “Fulgor e Morte de Joaquín Murieta” tem sido considerada pela crítica como uma peça de teatro, poema épico, cantata dramática e mesmo uma oratória insurreccional.

Aviso: Procissão em Honra do Santíssimo Sacramento: alterações ao trânsito automóvel

No dia 10 de julho, vai-se realizar, em Amorim, a Procissão em Honra do Santíssimo Sacramento.

Neste sentido, e de modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos, haverá algumas alterações ao trânsito automóvel na freguesia.

Saiba mais aqui.

Aviso: Obras no Estádio do Varzim: constrangimentos de trânsito

Informam-se os munícipes que, por questões de segurança, será cortada a circulação ao trânsito na Rua Dr. Armindo Graça, a partir das 10h00 do dia 6 de junho, devido ao inicio da empreitada de Desmantelamento da Cobertura da Bancada Norte do Estádio do Varzim Sport Club.

Saiba mais aqui.