Concertos, espetáculos de teatro, dança, exposição coletiva, workshops e uma feira de publicações independentes preencheram o certame que começou no dia 3 de setembro, com uma demonstração do grupo de percussão “Percurtir”, com um desfile pela rua da Junqueira até ao palco do Garrett e com o concerto da banda Sensible Soccers.

O festival contou com o apoio da Câmara Municipal e Andrea Silva, Vereadora da Juventude, explicou o motivo deste apoio logístico e monetário: “a Câmara sentiu que nesta edição tinha de cumprir a missão de apoiar a cultura”.

Nuno Leites, da organização, lembrou que o apoio camarário e o valor angariado na campanha na internet e junto da comunidade foi essencial e permitiu à organização pagar aos artistas.

Nuno Leites revelou que esta edição superou as participações anteriores, contando com mais 50 artistas, sublinhando ainda a extensão dos espetáculos a vários pontos da cidade. “Este ano alargamo-nos ao Garrett, ao Auditório, à Praça do Almada, e é esse o nosso principal objetivo, cada vez encontrarmos mais lugares para as demonstrações”.

O Philantra cumpre assim o objetivo principal que é “dar palco a artistas emergentes”.

A presidente d’A Filantrópica, Maria José Regufe, apontou este evento como “um exemplo para todos, designadamente para aqueles que são pais, do que pode ser possível no nosso quotidiano com uma juventude devidamente instruída, motivada, do que é capaz de fazer em prol do seu autoconhecimento, da cultura”.

Veja as imagens que marcaram a cerimónia de abertura deste 3º Philantra.