À semelhança dos anos anteriores, o Arquivo Municipal organizou um concurso de ideias com os alunos do 1º ano do Curso de Design Gráfico e Design Industrial da Escola Superior de Estudos Industriais (ESEIG) em que as caixas de arquivo (deterioradas e impróprias para receber documentos) são descontextualizadas e transformadas em objetos de arte.
Esta é a 7ª edição deste Concurso de Ideias que o Arquivo organiza desde 2008 em parceria com a ESEIG, este ano intitulado “As caixas de Arquivo: surpresa, surpresa”.
O projeto deste ano baseia-se em torno da ideia de ‘trompe l’oeil’ e a ideia da ilusão de perspetiva. Os alunos irão poder aplicar este conceito com as caixas de arquivo, dando uso à criatividade e à imaginação. As caixas poderão ser usadas vertical ou horizontalmente recorrendo a recursos adicionais como, por exemplo, LEDs. Os trabalhos vencedores escolhidos pelo júri do concurso serão aqueles que melhor conseguirem um efeito 3D e que oferecerem um elemento de surpresa, quando aberto. ‘Trompe l’oeil’ é uma técnica que tem sido usada na pintura e nas artes cénicas e cenográficas.
No dia 30 de maio, às 21h30, numa cerimónia protocolar que contará com a presença das entidades envolvidas, serão entregues os prémios aos vencedores.
Os trabalhos estarão no Arquivo Municipal em exposição a partir do dia 30 de maio (dia da inauguração) até 30 de junho.