Sobre esta matéria, Luís Diamantino, Vice-Presidente do Município poveiro, realçou a “excelente execução orçamental, que atingiu um índice de 91,5%, a melhor execução de todos os tempos da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Corresponde a 45,5 milhões de euros de despesa paga”.

O autarca esclareceu ainda que “a Despesa Corrente diminuiu 485 mil euros, realçando que no último ano houve uma redução de 17 funcionários da autarquia e nos últimos 5 anos, menos 102 funcionários. As receitas correntes superaram as despesas correntes e foram suportar as despesas de capital, ou seja, bens de investimento”.

Luís Diamantino revelou que “a dívida baixou 12,5% e a dívida total do Município a terceiros baixou, nos últimos 5 anos, 17 milhões de euros. Penso que poucas Câmaras conseguiram atingir esta redução do endividamento”, transmitiu, acrescentando que “reduziu-se o endividamento líquido face a 2012 em 4 milhões de euros”. Para além disso, informou que “o prazo médio de pagamento que a autarquia tem neste momento cifra-se nos 55 dias”.

Quanto à Capacidade de Endividamento Líquido do município é, atualmente, de 9,2 milhões de euros. Portanto, “temos saúde orçamental”, concluiu.

O Vice-Presidente fez ainda questão de constatar que “temos o IMI mais baixo de toda a Área Metropolitana do Porto, ou seja o único Município com taxa de 0,3%”, uma medida implementada pela autarquia para “atrair população”.

Foi também aprovada, na sessão de ontem, a proposta de alienação do lote 47 do Parque Industrial de Laundos – Fábrica de Conservas A Poveira, S.A., que o executivo municipal entendeu vender à empresa ao valor de custo da autarquia, 15 euros o m2. Perante o aumento do número de postos de trabalho que a ampliação da fábrica irá garantir e o consequente desenvolvimento industrial do concelho, a autarquia achou que “seria importante dar esse apoio à Poveira”, no sentido de cativar empresas para a Póvoa de Varzim.

Outro assunto trazido à Sessão de Assembleia de ontem foi a Unidade de Saúde de Amorim, tendo sido apresentada uma moção contra o seu encerramento. A este propósito, Luís Diamantino referiu que o executivo municipal não tem conhecimento oficial desta possibilidade. “Tive ocasião de falar com a responsável pelo ACES da Póvoa de Varzim / Vila do Conde e chamá-la a atenção para o facto de que tanto a Câmara como a Junta de Freguesia não estariam de acordo se fechassem a Unidade de Amorim. Disse ainda que seria importante que tal não acontecesse”, contou o Vice-Presidente, acrescentando que “estamos ao lado da população”.

A Assembleia Municipal aprovou uma alteração no regulamento de utilização de lugares públicos. A alteração consiste no seguinte: se estacionar num lugar com parquímetro e não tiver o bilhete no interior do automóvel, a Polícia Municipal irá deixar-lhe um aviso. Em cinco dias deverá pagar o equivalente a doze horas de estacionamento (€4,80). Se não o fizer, será multado e a coima é de €30.