O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou que “estas contas comprovam o nosso compromisso com os poveiros. O ano passado correu acima das minhas expectativas. Conseguimos o financiamento para os seis relvados sintéticos, os 2 milhões para a reabilitação da orla costeira. Por isso, conseguimos desenvolver toda a nossa atividade municipal sem onerar os poveiros. O meu compromisso continua a ser manter uma política fiscal amiga das pessoas. A diferença entre cobrar 0,3 e 0,5% de IMI corresponderia a um aumento de seis milhões de euros. Com este valor conseguiríamos fazer muita coisa”.

O autarca frisou que não está disponível para “aumentar os impostos nesta fase que o país atravessa. Por isso, vamos ter de gerir com alguma parcimónia o dinheiro que existe. Sublinho que o ano passado procedemos à aquisição de património, o que também é um investimento, como foi o caso da Garagem Linhares e da Fábrica A Poveira. Além de que estamos a trabalhar na recuperação da Fortaleza. Tudo isto sem aumentar os impostos dos munícipes e reduzimos o nosso endividamento em 2,7 milhões de euros e fizemos transferência para este ano de 600 mil euros de saldo positivo. Estou, por isso, naturalmente muito satisfeito”.

Relativamente a uma das obras inauguradas o ano passado, o Cine-Teatro Garrett, o Presidente da Câmara afirmou que a cidade tem ganho com os espetáculos que a sala tem acolhido. “Antes do Garrett, à noite, não passava ninguém naquelas ruas. Atualmente há espetáculos quase todos os dias. Até ao final do ano contabilizamos mais de 30 mil pessoas. É preciso, agora, que o comércio desperte para esta nova realidade, de haver quase diariamente pessoas da Póvoa e de fora e que têm de ter oferta à volta do edifício. Foi para isso que construímos o Garrett”.

Em 2014, as receitas totais ascenderam a 42,7 milhões de euros, dos quais 40.152.916,97 euros são provenientes de receitas orçamentais e 2.606.277,31 euros correspondem a entradas de fundos por Operações de Tesouraria. Na atividade desenvolvida ao longo do ano passado foi atingido um Índice de Realização da Receita de 93,6% e da Despesa de 93,3%, tendo o Plano Plurianual de Investimentos apresentado um coeficiente de realização de 83,6% a que corresponde um montante de, aproximadamente, 8,3 milhões de euros.

Comparando os valores previstos no Orçamento Final com os montantes executados da Receita e da Despesa conclui-se que os seguintes valores: taxa de execução da receita de 93,6% e da despesa de 93,3%. Estes rácios traduzem uma excelente capacidade de realização das atividades programadas, já que a taxa referente à realização da despesa é calculada com base nos valores efetivamente pagos.

O aspeto mais relevante deste Relatório prende-se com o fato das Receitas Correntes superarem as Despesas Correntes em cerca de 7,2 milhões de euros suportando, desta forma, uma parcela significativa dos investimentos.

O município da Póvoa de Varzim concluiu 2014 com um prazo médio de 37 dias de pagamento.