Incluída no programa do Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais, a iniciativa contou com a participação de Ana Cláudia Rodrigues, moderadora do seminário, e Diana Vieira, docentes do curso de Recursos Humanos – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão – Instituto Politécnico do Porto, e de Georgina Almeida, directora de Serviços de Emprego e Formação da Delegação Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A sessão de abertura esteve a cargo de Luís Diamantino. O vereador dos Pelouros da Acção Social e da Educação contou que “na minha geração preparávamo-nos para uma profissão. Sabíamos qual seria o nosso trabalho durante toda a vida consoante o curso que escolhíamos. Hoje, os jovens não encontram este mundo perfeito. Não sabem o dia de amanhã e, por isso, devem estar preparados para exercer diversas actividades que não a da sua formação.” O autarca afirmou-se “orgulhoso por ver os jovens ultrapassar estes obstáculos. A juventude enfrenta as várias dificuldades com determinação e coragem.”

Quanto ao tema do seminário, ambas as participantes concordaram que a atitude e a auto-confiança fazem toda a diferença na altura de procurar e conseguir um emprego. A tese de doutoramento de Diana Vieira baseia-se no estudo dos finalistas do Instituto Politécnico do Porto (expectativas, médias do curso, contexto cultural e auto-eficácia) e, numa fase posterior (um ano depois), o rumo das suas carreiras profissionais (satisfação em relação ao emprego e remuneração). A professora constatou que, embora as mulheres tivessem médias de curso superiores aos homens, eram eles os melhores remunerados. Diana Vieira também explicou que, os finalistas que mostravam mais auto-eficácia eram os que apresentavam melhores resultados. A auto-eficácia, segundo a docente, é a confiança que cada pessoa tem nas suas próprias capacidades. “Se eu me sinto capaz de realizar determinada tarefa, não vou desistir perante o primeiro obstáculo”, sublinhou Diana Vieira.

Georgina Almeida afirmou que “o emprego não é a área mais importante da nossa vida, mas influencia todas as outras”. A directora de Serviços de Emprego e Formação da Delegação Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional explicou que “temos um instrumento: a nossa atitude. É ela que vai determinar a nossa carreira. Tenho por hábito comparar a nossa passagem pelo mercado de trabalho com alpinistas. É preciso muito esforço para alcançarmos a meta e a diferença é o que trazemos no saco. Por isso, é importante investirmos em nós próprios, na nossa formação.”

O Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais continua no dia 13 de Maio, próxima quarta-feira, com a inauguração da Mostra Informativa. Veja as fotogalerias e consulte toda a programação aqui.