O atleta do CDP tem integrado os trabalhos da seleção nacional num estágio em Lousada.

O grupo inicial era composto por 14 atletas, sendo que o atleta poveiro acabou por mostrar qualidade para integrar a lista final de 12 atletas que irão disputar o Europeu de Basquetebol e representar as cores nacionais na Áustria, de 23 de Julho a 2 de Agosto.

A UPK (União Poveira de Karaté) apresenta com orgulho as distinções atribuídas ao Mestre Fernando Miranda e a alguns dos seus atletas por parte do Centro Português de Karaté (CPK).

As homenagens foram efetuadas durante o estágio no último fim de semana, em Coimbra. O CPK entregou a condecoração ao Mestre Fernando Miranda pelo contributo prestado ao Karaté Nacional e ainda aos seus alunos Cátia Teixeira, Francisca Leonor, Rita Ribeiro, Leandro Costa e João Ribeiro pelas conquistas nacionais ao serviço da UPK e do concelho da Póvoa de Varzim. São homenagens que deixam o município poveiro mais engrandecido ao verem reconhecidos os seus valores nesta modalidade.

A UPK esteve presente no estágio com 11 atletas, que fizeram exame de graduação, onde obtiveram grande êxito. No sábado, Fernando Marques, Núria Alves e Rafaela Oliveira concretizaram o exame de 1º Dan (cinto negro) e “sanchin”, e no domingo, foi a vez de Norberto Sousa, Pedro Gaspar, Catarina Santos brilharem para 1º kyu; Fernando Paulo e Cláudia Oliveira para 2º kyu; Guilherme Santos, André Paulo e Renata Oliveira alcançarem o cinto castanho com muita dignidade.

Na área do Atletismo, o fim de semana foi favorável a António Vital e Silva, que, ao serviço do SL Benfica, bateu o seu recorde pessoal por duas vezes. O atleta deslocou-se à capital para participar  na prova de Lançamento do Martelo 7.26Kg,  onde foi Campeão Regional de Lisboa com um novo recorde pessoal de 68.92 metros. Em seguida deslocou-se a Elvas para participar no Meeting local, onde voltou a triunfar com um novo recorde pessoal, com a marca de 69.50 metros.

O atleta e tutor de alguns jovens lançadores poveiros não podia estar mais feliz, pois a sua evolução continua, bem como a sua luta para atingir o objetivo de lançar mais de 70 metros, algo que ainda é possível, pois ainda faltam algumas competições para terminar a época.

O atleta Pedro Faria, ao serviço do Clube de Campismo São João da Madeira, subiu por 3 vezes ao pódio, no Campeonato Distrital de Aveiro, obtendo os seguintes resultados: no Lançamento de Martelo de 7.26kg foi Vice Campeão Distrital em sub-23 com 42.71m; no Lançamento do Disco de 2Kg foi 3º Classificado em sub-23 e Absoluto com 42.71m; no lançamento do Peso 7.26Kg foi 4º classificado em sub-23 com 11.39m. 

O Atlético da Póvoa fez-se representar no sábado de manhã na inauguração do Centro de Marcha e Corrida da Póvoa de Varzim, tendo ainda ocupado o fim de semana com a competição, em Guimarães, do Campeonato Absoluto e Esperanças da Zona Norte.

Com apenas 7 atletas, o Atlético conseguiu arrecadar 4 títulos Regionais e 2 Zona Norte, a saber: António Magalhães foi 3º Regional nos 400m barreiras; Filipe Coutinho foi 3º Regional nos 5000m; Adelaide Cadilhe foi Vice Campeã Regional e Vice Campeã Zona Norte; Rafael Costa foi Campeão Regional e 3º lugar Zona Norte.

Entretanto o Atlético prepara-se para celebrar o seu 3º aniversário no dia 1 de agosto, com um programa de várias iniciativas no interior do porto de pesca, entre as quais duas aulas de Zumba (10h30 e 15h00), insufláveis, animação e a milha “Sunset Mile by Atlético da Póvoa 2015”. Para esta prova é necessário efetuar uma pré-inscrição gratuita (através do email atleticodapovoa@gmail.com).

Nos vários campeonatos em que participou o CDP no fim de semana, o clube conseguiu trazer para a Póvoa de Varzim 42 pódios no Atletismo: 9 nacionais, 14 Zona Norte e 19 Regionais.

No Campeonato Nacional de Veteranos, realizado em Óbidos, foram vitoriosos: Manuel Soares (V35) – Campeão Nacional no Triplo e no salto em altura; Fátima Silva (V45)- Campeã Nacional nos 800m, 1500m e 5000m; Paulo Costa (V35) – Vice-campeão nacional nos 110m/barreiras e 400m/Barr e 3º nacional no Triplo e comprimento.

No Campeonato da Zona Norte e Regional Absoluto, em Guimarães, destacamos Nadine Laranjeira com o 1º lugar Regional (e 1º Zona Norte) nos 3000m/O., em Juniores, com a marca 12.08,35, e com o 3º lugar Regional (5º Zona Norte) nos 800m, em Juniores, com a marca 2.30,41; Américo Moreira foi 1º Regional (2º Zona Norte) nos 3000m/O., em seniores, com a marca 9.52,38.

No Campeonato Zona Norte e Regional de Esperanças, destacamos os primeiros lugares nos pódios de: Nadine Laranjeira com o 1º lugar Regional (e 1º Zona Norte) nos 3000m/O., em Juniores, com a marca 12.08,35, e com o 3º lugar Regional (5º Zona Norte) nos 800m, em Juniores, com a marca 2.30,41; Diana Baptista, 1º lugar Regional (e 1º Zona Norte) no Salto em Altura, juniores, com a marca 1.45; Joaquim Moreira com o 1º lugar Regional (e 1º Zona Norte) nos 110m/barr, Sub23, com a marca 16.18, e o 1º lugar Regional (2º Zona Norte) do Triplo Salto, em Sub23, com a marca 13.51; Gilberto Carvalho conquistou dois primeiros lugares Regionais, em Salto à Vara, Sub-23 (onde foi também 1º Zona Norte), com a marca 3.50, e em Dardo, Sub-23 (2º Zona Norte), com a marca 33.50.

No que respeita aos desportos aquáticos, desenvolvidos pelo Clube Naval Povoense (CNP), é de registar o feito inédito dos juniores de Polo Aquático ao se tornarem Tri-campeões nacionais. A equipa liderada por Miguel Mariani conquistou, no domingo, o título de campeão nacional Sub-19 masculino, pela terceira vez consecutiva. Um feito inédito nesta modalidade.

Na final, disputada na Piscina do Multidesportivo do Sporting Clube de Portugal, a equipa da Póvoa de Varzim venceu o Dramático de Cascais por 16-11.

Na fase de apuramento, os poveiros venceram o FOCA por 20-08, o Sporting CP por 22-12 e o Cascais por 25-07.

Rui Ramos foi considerado o melhor jogador do torneio e foi também o melhor marcador, que juntamente com Jorge Figueiredo, foi votado para o 7 ideal.

E a natação também vê atletas poveiros evidenciarem-se. Hugo Vieira está no Top10 nacional.

Hugo Vieira esteve presente nos Campeonatos Nacionais de Infantis, que se disputaram nas piscinas do complexo desportivo do Jamor, em Oeiras. O atleta poveiro esteve bastante bem, conseguindo o 10º lugar nos 200 metros bruços, retirando cerca de 5 segundos ao seu melhor tempo. Conseguiu também o 10º lugar na classificação. 

No final, o treinador Miguel Pacheco elogiou o talento e a dedicação deste atleta, bem como do restante grupo de infantis, que não conseguiu estar presente nestes campeonatos. “Foi uma época bastante positiva”.  
Por outro lado, também em destaque esteve a nadadora Marta Rodrigues, do grupo de cadetes, que juntamente com o seu treinador Estêvão Liberal, estiveram presentes no terceiro estágio da ANNP desta época, nas Piscinas Municipais de Vila Meã, no passado dia 15 de julho. Um estágio que serviu de avaliação técnica e de prémio pela excelente época realizada pela atleta e restante equipa.

A secção de natação pura do CNP está “muito grata a todos os pais pela colaboração dada à secção ao longo da época”.