Os veículos encontravam-se na Central de Camionagem e, aquando do recomeço do período escolar a 18 de maio, asseguravam a rede de mobilidade que liga o centro da cidade às doze freguesias de modo a servir os estudantes do 11º e 12º ano uma vez que, na sequência do surto pandémico, o concelho da Póvoa de Varzim viu totalmente suspensos os serviços de transporte.

Apesar deste ato de vandalismo, os estudantes não sofreram qualquer transtorno já que de imediato foi contactada uma empresa para assegurar a sua deslocação para as respetivas escolas. Na próxima semana o transporte escolar será retomado pelo Município até que a Área Metropolitana do Porto (AMP) – responda à necessidade de se encontrar uma solução para o transporte público, dado que as autarquias estão impossibilitadas de o fazer por falta de legitimidade e competência para articular diretamente com os operadores de transportes.

Dezenas de estudantes do 11º e 12º ano de escolaridade necessitam que a rede de mobilidade esteja em funcionamento, de forma a participarem presencialmente até dia 26 de junho nas disciplinas que são sujeitas a exame especifico para o acesso ao ensino superior.

A PSP tomou conta do ocorrido e está em investigação para encontrar os responsáveis.