Ao longo dos tempos a Banda da Armada tem desenvolvido um trabalho de grande interesse público, tanto ao nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, como no âmbito cultural, onde tem realizado concertos por todo o território português e no estrangeiro. Tem-se pautado por uma constante evolução e inovação, como é exemplo a permuta de conhecimentos, ao incluir elementos exteriores ao seu quadro orgânico, nas suas apresentações públicas. Estão neste caso atuações conjuntas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e vários grupos corais, assim como vozes e instrumentos solistas.

Fazem parte dos seus quadros alguns dos melhores instrumentistas da atualidade portuguesa e ao longo da sua história têm pertencido, e continuam a despontar nas suas fileiras, vários compositores de reconhecido mérito.

Atualmente, e desde 2010, a Banda da Armada é dirigida pelo maestro Capitão-tenente MUS Délio Gonçalves.

No Largo do Passeio Alegre, entre as 10h00 e as 20h00, decorre até domingo, 21, uma exposição ao ar livre aberta ao público em geral. Visite e ficará a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Marinha, em todas as suas vertentes.

Além de estarem expostos diversos veículos e meios usados em situações de combate, busca e salvamento, também há atividades desafiantes para todas as idades. Pode ainda experimentar o batismo de mergulho também disponível no local.

Paralelamente, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, decorrem batismos de mar – navegação no Porto de Pesca.

O ponto alto das celebrações está marcado para o Dia da Marinha, domingo dia 21 de maio. A cerimónia religiosa terá lugar na Igreja Paroquial Nosso Senhor dos Navegantes, às 9h00, em Vila do Conde e será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. No final da cerimónia, as altas entidades presentes, a saber, o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e a Presidente da autarquia de Vila do Conde, Elisa Ferraz, irão deslocar-se para a Avenida Infante D. Henrique, em Vila do Conde, para a cerimónia militar e desfile naval, a realizarem-se a partir das 11h00.

Consulte o programa completo do Dia da Marinha aqui.