Na barra do porto será simulada a operação de salvamento a uma embarcação de pesca costeira que regressava da faina, quando foi fustigada por forte agitação marítima, o que resultou num incidente.

No exercício serão empenhados meios humanos e materiais da Capitania do Porto, do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas do ISN da Póvoa de Varzim, dos serviços Municipalizados de Proteção Civil da Póvoa de Varzim e dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde. O capitão dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Simas Silva, será o Comandante das Operações de Socorro (COS), coordenando toda a operação.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Autoridade Marítima Nacional de rever o planeamento de emergência em todas as Capitanias dos Portos, em virtude do risco acrescido de acidentes marítimos face às condições meteorológicas prevalecentes no período do outono e inverno. As barras dos portos são locais com historial de acidentes e, desta forma, planos de emergência de salvamento para as barras têm vindo a ser desenvolvidos.

Às 10h45, a Capitania fará um brífingue no molhe norte do Porto da Póvoa de Varzim, que irá preceder a realização do exercício.