As comemorações culminaram com a bênção de uma carrinha de transporte de doentes pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, no final da missa de domingo, na Igreja de S. José de Ribamar, durante a qual louvou a atitude corajosa dos bombeiros e “os sacrifícios e tormentos do último verão”. Estas cerimónias contaram com a presença de Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A manhã começou no Quartel dos Bombeiros com o hastear da bandeira e a entrega de distinções honoríficas aos bombeiros com 5, 10 e 25 anos de bom e efetivo serviço. Foram ainda distinguidas algumas entidades que têm colaborado com a corporação, seguindo-se uma romagem ao cemitério para homenagear aos bombeiros já falecidos.

Rui Coelho, Presidente dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, reconheceu o “empenho, privação, esforço e dedicação” de toda a corporação, acrescentando que os Bombeiros da Póvoa, onde se deslocam e quando estão lado a lado com outras corporações, são elogiados e o seu trabalho distinguido. “Não é qualquer um que faz o que vocês fazem”, enfatizou o Presidente dos Bombeiros.

Ilda Cadilhe, Comandante dos BVPV, congratulou os bombeiros distinguidos pelos bons e efetivos anos de serviço que servem de exemplo aos restantes, filhos e colegas, referindo que, para alguns, já chegou o momento de passar o testemunho e conhecimentos.

A Comandante da corporação poveira transmitiu que “o sucesso só existe pela participação de todos. Só temos tido bom empenho, desempenho e sucesso pelo apoio prestado por cada um nesta causa nobre como é o socorro à população”.

Um desfile motorizado e um convívio entre os membros da corporação no sábado completaram o programa de comemorações dos 136 anos da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.