Nos dias 16 e 17, às 15h00, no Diana Bar, poderá assistir ao filme Ala-Arriba, de Leitão de Barros, que retrata o drama dos naufrágios e da vida do mar da comunidade piscatória.

No dia 17 terá lugar a iniciativa O Mar na Toponímia Poveira, uma atividade pedagógica orientada por Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara e Presidente da Comissão Municipal de Toponímia, Manuel Costa e Fernanda Trovão, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. Haverá duas sessões na Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, às 9h00 e às 10h30 e, à tarde, pelas 15h15, uma ação na Biblioteca Municipal.

Para além de se deslocar às escolas, a Biblioteca Municipal também irá assinalar o Dia do Mar na Santa Casa da Misericórdia, com uma sessão de Leitura Sénior, no dia 18, às 14h30. Conta-me histórias do nosso Mar dá mote a esta iniciativa que irá abordar os usos e costumes da comunidade piscatória poveira, evocando poveiros cujos feitos marcam a nossa história.

As histórias sobre o mar vão, igualmente, ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim. Livros com sabor a Mar é o título da sessão especial de Leituras no Hospital que será promovida no dia 19, às 14h30.

A Biblioteca Municipal não deixará ninguém indiferente ao Dia Nacional do Mar…

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.