Para assinalar essa data, a Biblioteca Municipal apresenta, ao longo da próxima quarta-feira, dia 30, uma programação específica partilhando com a comunidade educativa e o público em geral a sua história, os serviços prestados nestes “25 anos de palavras, sons e imagens”.

A partir das 9h00 será aberto um “Mural dos Leitores” e a mostra documental “Do Orfeão à Biblioteca”, que dá a conhecer a história da construção das atuais instalações da Biblioteca Municipal e o modo como o edifício resgatou a memória do Orpheon Povoense. A mostra é constituída por fotografias, notícias de imprensa local e bibliografia.

Entre as 10h00 e as 17h00 haverá sessões “Bibliotecário por um dia” permitindo às crianças participantes assumir o papel de bibliotecário, “trabalhando” nas várias secções da Biblioteca, ao lado dos funcionários, de modo a descobrirem, de forma lúdico-pedagógica, os serviços, as normas de funcionamento e os fundos documentais da Biblioteca Municipal, bem como todo o processo de preparação dos documentos até chegarem aos leitores. Esta atividade surpreende os leitores de forma muito positiva e leva-os a querer saber mais sobre o trabalho que faz cada profissional da instituição que frequentam diariamente.

Também haverá uma edição especial de “Livros Fora de Portas” com os projetos “Leituras no Hospital “, no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim, e “Leitura Sénior,” na Beneficente, promovendo o livro com sessões de leitura animada para as crianças hospitalizadas e para os idosos.

Às 18h00, na Biblioteca Municipal, terá lugar a conferência “Livros: difícil é lê-los” proferida pelo Professor Doutor Jorge M. Martins. Jorge Manuel Martins é doutorado pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa, com uma tese em sociologia do livro. Sociólogo, Professor no Instituto Politécnico de Tomar, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, também foi Diretor do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), sendo um especialista em marketing do livro.