Para assinalar as datas, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto celebra a Festa do Livro e da Leitura, organizando diferentes iniciativas ao longo do mês, contemplando diferentes públicos.

Assim sendo, no dia 2 de abril, quarta-feira, às 10h00, irá realizar-se uma sessão de leitura do livro Rosa e os feitiços do Mar de Manuela Costa Ribeiro e ilustração Carla Nazareth. Na quinta-feira, dia 3, às 10h30, terá lugar a apresentação do livro infantil O Pintas e o osso de dinossauro de João Cunha Silva e ilustração de Maria João Cunha. Estas iniciativas acontecem na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Também para o público infantil, no dia 5 de abril, sábado, às 16h00, será apresentado, no Diana Bar, o livro A Estrela Azul Chocolateira de Susana Pinheiro e ilustração de Graça Pinheiro. E no dia 29, terça-feira, às 14h30, a Biblioteca Municipal acolhe a apresentação do livro infantil O Mocho Sábio de Beatriz Lamas Oliveira, autora e ilustradora.

E porque a Biblioteca também assumiu a função de levar os “Livros fora de Portas”, nos dias 3 a 17 de abril, às 14h30, irá realizar Leituras no Hospital, promovendo sessões de leitura na Pediatria do Hospital S. Pedro Pescador.

No Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Municipal promove, em parceria com a Associação Comércio ao Ar Livre, a iniciativa “Faça compras, receba livros!”, integrada no evento Livros na Rua.

Assim, no dia 23, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h30, por cada 10 euros de compras nas lojas aderentes dessa Associação, será oferecido um cupão, que permite levantar gratuitamente, um livro de edição municipal, no espaço da Biblioteca Municipal situado na Rua da Junqueira.

Esta atividade de incentivo à leitura teve início em 2008 e conforme já foi explicado por Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, enquadra-se na perspetiva da Câmara Municipal de levar o livro aos locais mais improváveis fazendo dele um elemento surpresa na procura de novos públicos. “Livros na Rua” visa essencialmente a promoção do livro e da leitura à semelhança de outras ações inseridas em programas como “Livros fora de Portas”, Bibliotecas de Praia, Biblioteca de Jardim, Leituras no Hospital, Leitura Sénior (em lares de idosos), Bibliocaixas (empréstimo de livros no jardim-de-infância), entre outros.