O aluno do 11º ano da Escola Secundária Eça de Queirós, terceiro classificado no I Concurso Literário Infanto-Juvenil El Corte Inglês com o conto A Epopeia do Relógio, confessou que despertou tarde para a leitura e para a escrita. Tímido, Diogo Linhares sente-se mais confortável ao comunicar através da escrita ou do desenho, a sua grande paixão. Por este motivo, já tinha participado noutros concursos nestas duas áreas, nomeadamente no Projecto Escola da Minha Vida, levado a cabo pela Casa da Juventude, e na Praça dos Pintores, realizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas.

Marés de Leitura Diogo Linhares

Para escrever o conto A Epopeia do Relógio, onde descreve viagens, a descoberta de novos mundos e a procura pelo desconhecido, Diogo Linhares inspirou-se na obra de Júlio Verne, um dos seus escritores favoritos.
Luís Diamantino, que interrompeu a sua actividade como professor da disciplina de Português para assumir o cargo de vereador do Pelouro da Cultura e da Educação, reviveu um pouco das suas aulas. O autarca falou sobre Fernando Pessoa e Eça de Queirós, incentivando os alunos do 11º ano, que se deslocaram à Biblioteca Municipal para esta iniciativa, a lerem as obras destes dois escritores. O vereador desafiou, ainda, estes jovens a concorrerem ao Prémio Literário Correntes d’Escritas/Papelaria Locus. A data limite para entrega de trabalhos termina no dia 30 de Novembro, para a edição Correntes d’Escritas 2010, mas para o ano os alunos terão nova possibilidade para concorrer.