Na parada do quartel foram expostos novos equipamentos, realizada a bênção de três viaturas e prestada a sentida gratidão aos beneméritos, que nos últimos tempos, têm ajudado a associação com donativos.

Uma das viaturas benzidas foi um auto tanque oferecido pela Leicar, depois de a corporação ter perdido uma viatura semelhante no combate aos incêndios florestais do ano passado. A bênção foi dada ainda a duas ambulâncias, que estão aptas a prestar socorro à população.

Aires Pereira referiu que se sentia imensamente satisfeito por estar presente nesta cerimónia, “pela primeira vez como presidente de Câmara”, sendo com “grande alegria” que dava o seu testemunho de reconhecimento pela ação dos homens e mulheres desta “instituição tão querida dos poveiros, a mais antiga da Póvoa de Varzim”.

Apesar da antiguidade, o presidente do município salientou a importante ação dos dirigentes que empreenderam, nos últimos anos, uma renovação da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e que hoje tem uma mensagem para a comunidade “completamente diferente: uma mensagem de esperança, de profissionalismo e capacidade de intervenção”.

Perante esta postura da instituição, o autarca assume que há maior confiança e respeito por parte da sociedade e também do município: “Para quem é presidente de Câmara e responsável pela Proteção Civil, este facto é algo que me permite dormir descansado, porque sei que nesta instituição há sempre gente disponível para atender à chamada de socorro, 24 sobre 24 horas”.

O presidente do município salientou que a renovação e o cunho feminino instituído aos Bombeiros da Póvoa de Varzim, em particular pela Comandante Ilda Cadilhe, cuja nomeação apoiou desde o primeiro momento, foram os esteios da implementação de uma “nova Cultura de Segurança no nosso concelho”.

Um dos homenageados da cerimónia dos Bombeiros foi Fernando Ribeiro, um emigrante na Suíça que tem vindo a ofertar equipamentos de proteção individual e de combate a fogos à corporação poveira. A Real Associação fez uma surpresa ao benemérito com a atribuição do título de Sócio Honorário, “o máximo” da instituição, sublinhou o presidente da direção, Rui Coelho.

Veja fotogaleria.