A inauguração foi no passado dia 4 de abril e contou com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local, Paulo Sá Machado, Comissário da Exposição e Zhang Hanwu, Conselheiro Político da Embaixada da República Popular da China.

Paulo Sá Machado revelou que nesta exposição podemos apreciar de réplicas de artefactos chineses que tiveram origem há cerca de 4.000 anos, e que hoje constituem um património riquíssimo.

A apresentação desta exposição no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim vem no seguimento de outras iniciativas cuja temática se centraliza no imensurável património cultural chinês e que já estiveram patentes neste mesmo espaço: Exposição «Instrumentos Musicais Chineses» – outubro 2010; Exposição «A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares aos dígitos binários» – maio/junho de 2012.

Sob o título “Bronzes Chineses – Festins, Rituais e Cerimónias”, são, agora, apresentadas 21 peças selecionadas, cobrindo um período de cerca de 15 séculos. As peças exibidas mostram, em todo o seu esplendor, a importância simbólica, o requinte e o fausto das celebrações do ancestral culto dos antepassados, os objetos utilizados nos rituais, cerimónias e festins da aristocracia imperial chinesa, desde a dinastia Xia, há quase quatro mil anos, até ao período dos reinos Combatentes (475-221 a.C.), passando pelas dinastias Shang e Zhou.

Veja algumas imagens, aqui.