A alegria em conhecer um dos atletas que mais se destaca na Selecção Nacional não foi disfarçada e todos apressaram-se a mimá-lo. O retorno não podia ser mais afectuoso. O jogador correspondeu aos beijinhos e abraços que todos lhe quiseram dar, conversando e acarinhando os utentes, primeiro, e, depois, as funcionárias, que timidamente se foram aproximando, exigindo também elas atenção. Com tanta azáfama à volta de Bruno Alves, quase que o motivo que o levou ao MAPADI passou despercebido. Na verdade, o atleta foi uma das testemunhas da assinatura de um protocolo entre aquela instituição, a Câmara Municipal e o Clube Naval Povoense. A parceria entre estes três organismos visa a criação de uma Escola de Vela Adaptada e Alta Competição para Deficientes Mentais/Motores.

Aires Pereira, Vice-Presidente da autarquia e Vereador do Pelouro do Desporto, explicou que “temos todas as condições e a matéria-prima para o desenvolvimento deste projecto. Faltava apenas o factor financeiro para que esta Escola arrancasse e é aí que a Câmara Municipal contribuirá. Todos conhecemos as dificuldades que o país atravessa, mas para a solidariedade e para a integração social não pode haver crise”. Sobre a modalidade, Aires Pereira sublinhou que “o mar é um meio adverso, mas penso que, com toda a segurança e acompanhamento, vão poder passar bons momentos na água”. E não só. Os benefícios a nível físico e motor, social e psicológico são também esperados. Pretende-se que com esta actividade desportiva, os utentes do MAPADI melhorem a sua condição cardiovascular, aprimorem a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o reportório motor, evitem o excesso de peso, proporcione a integração na vida social, torne o indivíduo mais independente para a realização das suas actividades diárias, aumente a auto-confiança e a auto-estima, tornando-as mais optimistas e seguras para alcançarem os seus objectivos. Deparando-se com todos estes factores e contrabalançando-os com os encargos financeiros que advém desta parceria, Aires Pereira afirmou: “não há dinheiro que pague a nossa realização pessoal e a nossa felicidade”.

Protocolo 004

Protocolo 005

Protocolo 003

Mas, o momento mais aplaudido da manhã seria a apresentação da equipa de Boccia do MAPADI, da qual Bruno Alves é padrinho. O jogador de futebol fez parelha com Aires Pereira, ambos sentaram-se em cadeiras de rodas e disputaram uma partida da modalidade com atletas da instituição. Muitas foram as tentativas, mas não houve forma de Bruno Alves e Aires Pereira ganharem aos membros da equipa de Boccia.

Iniciar o ano com uma actividade que irradiou amizade, solidariedade e fez soltar tantas gargalhadas só pode ser um bom prenúncio. A visita de uma “estrela” e o avanço de um projecto que melhorará a vida daqueles utentes fá-los acreditar, assim o esperamos, que a vida não presta sem milagres. E, para os haver, é necessário que alguém acredite neles. (Miguel Torga).