Passar para o conteúdo principal

Foi recolocado, esta manhã, o busto de António Nobre que havia sido roubado do Largo com o nome do poeta português, no passado mês de dezembro.

Recuperada cerca de uma semana depois de ter sido roubada, a escultura foi alvo de limpeza e reparação e hoje voltou ao Largo António Nobre, junto à Igreja da Lapa.

Rui Anahory, autor desta réplica, e Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal, acompanharam o processo de recolocação do busto. 

Para que o monumento esteja completo, falta apenas a reposição de algumas letras de modo a ler-se: “A António Nobre”, o que, em breve, estará resolvido.

Recorde-se que a escultura tinha sido oferecida pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim em 1980 e a homenagem deveu-se aos poemas dedicados pelo escritor português ao “mar da Póvoa” e aos seus pescadores.

Na Praça Luís de Camões desde 11 de janeiro de 1980, o busto de António Nobre foi transferido para a zona da Lapa no ano 2000. O busto do escritor, da autoria de Tomás Costa, passou, assim, a fazer parte de um novo monumento concebido por Rui Anahory, em que o bronze e o granito combinavam no suporte do rosto do escritor que olhava para o porto de onde um dia viu “as lanchas dos poveiros/ A saírem da barra,/ Entre ondas de gaivota!”.

Para recordar, fica um dos poemas dedicados aos poveiros:

 

Poveirinhos! meus velhos pescadores! 
Na água quisera com vocês morar: 
Trazer o lindo gorro de três cores, 
Mestre da lancha Deixem-nos passar! 

Far-me-ia outro, que os vossos interiores 
De há tantos tempos devem já estar 
Calafetados pelo breu das dores, 
Como esses pongos em que andais no mar! 

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.