Recuperada cerca de uma semana depois de ter sido roubada, a escultura foi alvo de limpeza e reparação e hoje voltou ao Largo António Nobre, junto à Igreja da Lapa.

Rui Anahory, autor desta réplica, e Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal, acompanharam o processo de recolocação do busto.

Para que o monumento esteja completo, falta apenas a reposição de algumas letras de modo a ler-se: “A António Nobre”, o que, em breve, estará resolvido.

Recorde-se que a escultura tinha sido oferecida pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim em 1980 e a homenagem deveu-se aos poemas dedicados pelo escritor português ao “mar da Póvoa” e aos seus pescadores.

Na Praça Luís de Camões desde 11 de janeiro de 1980, o busto de António Nobre foi transferido para a zona da Lapa no ano 2000. O busto do escritor, da autoria de Tomás Costa, passou, assim, a fazer parte de um novo monumento concebido por Rui Anahory, em que o bronze e o granito combinavam no suporte do rosto do escritor que olhava para o porto de onde um dia viu “as lanchas dos poveiros/ A saírem da barra,/ Entre ondas de gaivota!”.

Para recordar, fica um dos poemas dedicados aos poveiros:

Poveirinhos! meus velhos pescadores!
Na água quisera com vocês morar:
Trazer o lindo gorro de três cores,
Mestre da lancha Deixem-nos passar!

Far-me-ia outro, que os vossos interiores
De há tantos tempos devem já estar
Calafetados pelo breu das dores,
Como esses pongos em que andais no mar!