A embarcação, que naufragou na passada quarta-feira ao largo da praia das Maçãs, no litoral de Sintra, levava cinco pescadores que ainda não foram localizados. Quatro residem na Póvoa de Varzim um de Vila do Conde. Por enquanto, o único sobrevivente, que conseguiu nadar até terra foi um pescador, luso-francês, de 26 anos, residente em Vila do Conde.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim está a acompanhar o caso e Lucinda Delgado, Vereadora da autarquia, deslocou-se, juntamente com os familiares das vítimas, ao local do naufrágio.

A Vereadora transmitiu que “o Município da Póvoa de Varzim, nestas situações, presta o seu apoio psicológico, e não só. Fazemos um estudo do agregado familiar e, naquilo que estiver ao nosso alcance, estamos aqui para colaborar e apoiar”.

Tendo em conta que, em alguns casos, os desaparecidos eram a única fonte de rendimento do agregado familiar, Lucinda Delgado, assegurou que “temos que analisar, estudar em que moldes podemos ajudar. Há várias formas de ajudar e, por vezes, as mais simples podem não ter tanto impacto mas resultar mais”, constatou.

Também Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal, esteve com os familiares dos pescadores desaparecidos, nas suas residências, acompanhado por técnicos do Município, para prestar apoio psicológico e manifestar a disponibilidade da autarquia em ajudá-los.