Ao final da tarde de ontem foi revelado parte do programa comemorativo do Centenário do Nascimento do Dr. Luís Rainha, que este ano se assinala.
A este propósito, Inácio Sousa Lima, Presidente da Fundação Dr. Luís Rainha, revelou que “associamo-nos à Câmara Municipal, parceiro principal nas comemorações” e adiantou que mais para o final do ano, haverá uma cerimónia comemorativa e, depois, será lançado um livro com textos publicados pelo Dr. Luis Rainha compilados e também com testemunhos de quem conviveu de perto com ele.
A sessão, que decorreu na sede da Fundação, serviu ainda para a entrega de subsídios à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim e ao Mapadi, sendo que Vergílio Ferreira e António Ramalho, respetivamente, receberam 17 mil euros cada um para as instituições que dirigem.
A Fundação premiou Luísa Teixeira dos Santos como a aluna de Farmácia da Universidade do Porto que obteve notas mais elevadas e a melhor estudante da Escola Secundária Eça de Queirós no ano transato, Maria Inês Ferreira.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim assinalou a coincidência entre o Centenário do Nascimento do Dr. Luís Rainha e o Centenário da Fundação do Varzim Sport Club, sendo que ambos se assinalam este ano.
O edil recordou que conheceu o Dr. Luís Rainha quando ainda era muito jovem, “era uma presença assídua lá de casa”, destacando “o amor que ele tinha à Póvoa e às coisas da Póvoa, à forma como falava sempre com enorme entusiamo sobre a nossa terra e o seu desmedido conhecimento sobre arte e arquitetura”.
Aires Pereira transmitiu que “hoje, se estivesse entre nós, ficaria muito feliz com um conjunto de acontecimentos que têm permitido voltar a fazer renascer locais como o Cine-Teatro Garrett, e toda a gente sabe a paixão que o Dr. Luís Rainha tinha pelo Garrett”. A este propósito, o edil referiu que o Cine-Teatro está a completar um ano da sua reabertura e por lá passaram 50 mil pessoas, “um número verdadeiramente impressionante de público que assistiu a espetáculos da mais variada índole, dos mais culturais aos mais tradicionais”. Portanto, “acho que o Dr. Luís Rainha ficaria muito satisfeito por voltar a ver o meio onde ele se movimentava com esta nova vida”, enfatizou.
O Presidente manifestou a total disponibilidade da Câmara Municipal para que “possamos fazer umas comemorações como, efetivamente, o Dr. Luís Rainha merecia e merece pelo facto de ter criado até como sinal esta Fundação que hoje prossegue um fim que é, sem sombra de dúvidas, muito importante nesta fase, pelas questões sociais em prol do Mapadi e da Santa Casa da Misericórdia, atualmente com necessidades prementes para o equilíbrio da nossa sociedade”.
Deixou ainda uma palavra de reconhecimento e felicitação a Inácio Sousa Lima pelo trabalho que tem desempenhado enquanto Presidente da Fundação. Veja a fotogaleria.