O Dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, é responsável pela descoberta da insulina em 1922.

Instituído pela International Diabetes Federation e pela Organização Mundial da Saúde, em resposta à crescente prevalência da diabetes no mundo, o Dia Mundial da Diabetes foi adotado pelas Nações Unidas, no âmbito de um movimento intitulado “Unidos pela Diabetes”, em 2006. Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

Em 2016, o Dia Mundial da Diabetes tem como lema “ Olhos na Diabetes”, alertando, deste modo, para a necessidade de rastrear as complicações da diabetes, nomeadamente a retinopatia diabética, que afeta cerca de um terço das pessoas com diabetes, e que pode levar à cegueira.

Ao contrário da diabetes tipo 1, que não pode ser prevenida, a diabetes tipo 2 é, em larga medida, evitável. Ao adotar estilos de vida saudável, tal como uma alimentação saudável e a prática de atividade física, podem prevenir-se cerca de 70% dos casos de diabetes tipo 2.