Na cerimónia, que decorreu no salão
nobre, a autarquia assinou com a Direcção Geral do Consumidor o protocolo de
cooperação entre as duas entidades para a criação e funcionamento do CIAC e assinalou-se a abertura formal
dos dois novos serviços, que partilham instalações no piso térreo da Câmara
Municipal, ao lado da Tesouraria, com acesso pelo exterior.

Para o Presidente da Câmara,
presente na cerimónia, a criação do CIAC
e do Investemeais representam a
aposta da autarquia na criação e na melhoria dos serviços ao cidadão. Para José
Macedo Vieira, a “proximidade é e deve ser a marca do poder local”, sendo
óbvias as vantagens da descentralização e da articulação de esforços com a
administração central para fazer chegar aos cidadãos os serviços de que
necessitam.

O Secretário de Estado do
Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor corroborou esta ideia, lamentando, no
entanto, que, em todo o país só meia centena de autarquias tenham aderido à
criação de centros de apoio ao consumidor, como o que agora existe na Póvoa.
Para Fernando Serrasqueiro, a iniciativa da Câmara Municipal representa “uma
nova visão da autarquia na defesa dos seus munícipes”.

O CIAC fará
a mediação de conflitos de consumo que ocorram na área do município e em que
esteja envolvido um seu residente, para além de prestar toda a informação
necessária sobre direitos e defesa do consumidor. Quanto ao Investemais,  tem como missão dar apoio aos agentes
da economia local, numa óptica de desenvolvimento e qualificação económica.
Isto significa que a autarquia irá colaborar com as empresas locais, prestando

informação sobre legislação, formalidades, apoios e contactos a estabelecer
com diversas entidades públicas e
privadas, representativas dos diversos sectores de actividade

Estes
dois novos serviços, que se caracterizam pelo atendimento personalizado e pela
celeridade nas respostas, estão a funcionar, a partir de hoje, das 9h00 às
12h30 e das 14h00 às 17h30.