O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, assinou, esta tarde, um protocolo com o Núcleo da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa tendo por objeto a cedência, para formação pedagógica em contexto prático, de um espaço nos Armazéns Gerais, localizados na Rua Almeida Brandão.

O autarca afirmou que este curso “visa resolver uma carência de formação profissional no nosso concelho. A Póvoa de Varzim tem trilhado um caminho no desenvolvimento do turismo e, ao qual, está ligado o setor da restauração”. O autarca explicou que “a autarquia colabora com todas as instituições que tenham como objetivo superar problemas que a Câmara Municipal tem muita dificuldade em, sozinha, resolver. Portanto, o projeto CLDS+ é muito importante sob o ponto de vista da formação, mas de uma formação essencial ao setor do turismo e, por esse motivo, muito caro para a Póvoa de Varzim. Temos obrigação de criar competências às pessoas para que possam desenvolver esta atividade. A Câmara Municipal dispunha de instalações desocupadas e com equipamento próprio para este curso e nada melhor do que unir o útil ao agradável”.

Aires Pereira sublinhou que o essencial é “reduzir os seis mil desempregados que existem na Póvoa de Varzim. A cidade precisa preparar as pessoas para os novos desafios que aí vêm. Tenho feito um grande esforço na captação de novas empresas para o nosso concelho e espero concretizá-los em breve”.

Luísa Tavares Moreira, Presidente do Núcleo da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, explicou que o projeto CLDS+ tem abraçado, essencialmente, duas vertentes sociais: o bem-estar psicológico, financeiro e emocional das crianças do concelho e o combate ao desemprego. Quanto a esta última vertente, Luísa Tavares Moreira destacou o Espaço Costura e a abertura de dois cursos, um destinado a formar Auxiliares de Ação Educativa e que já decorre na sede da Cruz Vermelha e, a partir de segunda-feira, este curso de restauração. “Atualmente, há formações sobre formações, muitas vezes sem resultados para as pessoas. O que pretendemos é selecionar pessoas que estejam desempregadas ou a beneficiar do Rendimento Social de Inserção (RSI) e que estejam motivadas para participarem nestes cursos, prepará-las o melhor possível e, depois, preparar o mercado de trabalho para que estes formandos tenham, posteriormente, colocação”.